19 de fevereiro de 2010

"Mais um ser humano

queria abreviar a já brevíssima existência. Mais uma pessoa planejava desistir de viver. Era um tempo saturado de tristeza."

(O vendedor de sonhos - Augusto Cury)

12 de fevereiro de 2010

"I'd hate to take a bite outta you.

You're a cookie full of arsenic."

(Sweet Smell of Success, 1957)

3 de fevereiro de 2010

Rebel and a liberator

Find a way to be a skater
Rev it up to levitate her
Super friendly aviator
Take a look its on display - for you
Coming down no not today

Fly on away on my Zephyr
I feel it more than ever
And in this perfect weather
We'll find a place together
In the water where I center my emotion
All the world can pass me by

(Red Hot Chili Peppers - The Zephyr Song)

2 de fevereiro de 2010

E o sol insiste.

Você fica andando pela casa porque suas pernas estão cansadas de apenas balançarem. Calor, calor, angústia, calor, sol, ansiedade! Seria só um dia normal, se alguém não falasse "você vai tomar vacina hoje". Vacina? Hoje? Agulha no seu braço? Não. Não, não e não. A vacina é conhecida como 'vacina dos 15 anos', mas você já tem 17. Pra que essa vacina? Não te aconteceu nada até agora. Você tenta fingir que caiu no sono, tenta chantagear, repete 3 vezes por minutos: "tem certeza que não querem ir outro dia?". Quem sabe seus pais não aceitam e mais 2 anos se passam sem eles lembrarem?! Mas era certo de que você iria. Esse é o dia que você mais temeu por 2 anos. Você liga pra sua tia porque ela te dá coragem. Você a quer segurando sua mão. Em menos de 5 minutos você está lá. Ansiedade, ansiedade. Calor!
-Ela só precisa tomar vacina em 2014
Alívio. Agora o mundo era lindo, o sol era lindo,o sorvete de limão era lindo. Talvez o sorvete de limão sempre tenha sido lindo, mas para você ele estava explêndido! Você volta pra casa achando que toda a angústia passou. Você está errado. Volta pro computador, balança as pernas. Calor, muito calor. Ansiedade.

Começa no sol.


Tem sol entrando pelo vão da sacada. Você acorda e olha no celular (que se encontra debaixo de seu travesseiro) - 10h39min. É férias, é cedo. Mas você não gosta de acordar e já ter passado a hora do almoço. Você sabe que, se isso acontecer, você terá que tirar toda comida da geladeira. Tá sol, você odeia calor. Tem uma angústia aí dentro. Ansiedade, ansiedade. O problema é que você não tem compromissos marcados. Porque a ansiedade, então? Seus dois pés já estão no chão, e você abre a porta do seu quarto esperando não encontrar ninguém no corredor. Você cansou de ouvir "eu já falei pra você colocar o chinelo". Se já falou, porque repete? Não vai funcionar. Férias não combinam com chinelo. São 3 segundos do seu quarto ao banheiro.. 2 segundos.. 1 segun..
-Põe o chinelo!
-Bom dia pra você também.
Você entra no banheiro, apoia na pia e espera sua pressão voltar ao normal - isso acontece quase toda manhã. A visão fica preta, a sensação é estranha, mas é só esperar e lembrar de não levantar rápido no dia seguinte. Sua visão volta e você se pergunta olhando pro espelho: "Onde meu mau-humor começou? Na ansiedade, no chinelo ou agora?". E você nunca encontra a resposta. Talvez o mau-humor comece aos poucos. Abre a torneira, coloca as mãos na água. Você ama molhar as mãos no calor, você ama aquela sensação de limpeza. Mas você odeia esquecer de prender o cabelo pra lavar o rosto. Fecha a torneira, seca as mãos, prende o cabelo. Abre a torneira, passa a mão no sabonete e lava o rosto. Se olha no espelho. É nessa hora, exatamente nessa hora, que você sente um pouco de bom-humor. Olhar seu rosto molhado, limpo, fresco. Você o enxuga e nota uma nova mancha preta na toalha. Lápis ou rímel? Tanto faz, a bronca seria a mesma mais tarde. Você vai até a cozinha e procura algo pra comer. Mas você enjoou de bolacha e pão. Você quer ceral com leite gelado, mas só tem o leite gelado. Volta pro quarto na grande desilusão da manhã. Liga o computador e é aí que seu mau-humor se concretiza. Lentidão. Dez minutos para um clique. E suas pernas balançando apenas mostram que sua ansiedade não passou. Não tem ninguém no msn - apenas aqueles que trabalham ou que deixam o computador ligado durante a noite - ninguém que te interessa. Novos recados no orkut são apenas divulgações de qualquer coisa. Atualiza tudo possível, decide escrever no blog.
-Eu já falei pra não secar o rosto de maquiagem na toalha!
Você sorri sozinho, se sentindo o único imprevisível dali.

_

(Estela Seccatto)